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Concorrente da Gympass, a Classpass chega do Brasil

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O Brasil é um mercado em crescimento quando se fala em negócios inovadores para bem-estar e saúde. Já temos um unicórnio, startup com avaliação de mercado bilionária, empreendendo no ramo: o marketplace de academias como benefício corporativo Gympass. Recentemente, outro unicórnio do ramo desembarcou para ganhar uma participação desse imenso mercado: a startup americana Classpass.

O Brasil é o segundo maior mercado em academias do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

A Classpass foi criada em 2013, em Nova York (Estados Unidos). O empreendimento atingiu o status de unicórnio neste mês de janeiro, após uma rodada de US$ 285 milhões.

A Classpass está em 2.500 cidades de 28 países por meio de parcerias com mais de 30 mil estabelecimentos. Na sua história, o negócio mediou 100 milhões de reservas.

Como a Classpass funciona?

O usuário baixa o aplicativo da Classpass e pode escolher quatro planos (R$ 99, R$ 199, R$ 299 e R$ 499). O primeiro mês é gratuito para todos os membros. A mensalidade dá direito a créditos que podem ser usados em estabelecimentos de bem-estar e saúde. As aulas são agendadas pela internet e podem ser filtradas por avaliação e localização.

Além da usabilidade, mais benefícios aos usuários estão na diversidade das aulas e em seus descontos. Cerca de 70% dos usuários nunca haviam frequentado espaços de bem-estar e saúde e a maioria dos membros frequenta 10 estabelecimentos diferentes nos primeiros três meses. São mais de cinco milhões de aulas disponíveis para reserva mensalmente.

Segundo a Classpass, as atividades sempre custam menos do que no varejo. O unicórnio americano desenvolveu algoritmos para alocar vagas de acordo com o sistema de gestão dos estabelecimentos e também para estabelecer preços dinâmicos. Quanto mais uma atividade estiver vazia, melhor o preço ao usuário.

A startup cobra uma comissão do estabelecimento sobre a aula, que mundialmente fica em 5%. Quanto mais os usuários usam os créditos da Classpass, mais o unicórnio americano fatura.

Para os parceiros, o benefício está em receber algo por uma aula que ficaria praticamente vazia e também na captação de novos usuários. O incremento de receita costuma ficar em 20% e a taxa de retenção dos parceiros é de 95%.

A Classpass explora há dois anos o mesmo setor que a Gympass: bem-estar e saúde como benefício corporativo. Mais de mil empresas, como as gigantes de tecnologia Facebook e Google, usam o serviço. É a vertical de maior crescimento dentro da Classpass.

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