Blog

Manutenção preventiva tem impacto na retenção e fidelização de alunos em academias

Comartilhe!
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Uma das questões mais dramáticas enfrentadas pelos proprietários e administradores de academias de ginástica, sem dúvida é a a grande taxa de rotatividade de clientes (Turn-over).

Segundo a ACAD (Associação Brasileira de Academia de Ginástica), 60% dos alunos abandonam a academia 45 dias após iniciar as atividades e apenas 49% frequentam a mesma academia por mais de um ano.

Para melhorar esse quadro, é importante adotar medidas que favoreçam não apenas a aquisição de novas matrículas, mas também a fidelização dos alunos conquistados.

Existem diversos motivos que levam um aluno a abandonar ou mudar de academia. Um deles sem dúvida é a má conservação das máquinas. Nenhum aluno gosta de chegar na academia e encontrar um aparelho quebrado ou apresentando problemas.

O desgaste causado pelo uso constante dos aparelhos de ginástica e musculação é inevitável. Portanto, é essencial que haja um bom trabalho de manutenção preventiva todos os meses. É preciso limpar, lubrificar e apertar parafusos para que as máquinas continuem seguras e durem mais. Dessa forma, evitam-se desgastes e custos desnecessários no futuro, além de garantir a segurança dos alunos.

Num estudo realizado pela Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto, (PUCRS), constatou-se que as academias que investem em manutenção preventiva de seus aparelhos possuem um índice de rotatividade de 37%, enquanto que nas academias que não possuem esse serviço, esse índice chega a 82%.

Do total de alunos pesquisado, 23% considera essencial a rápida reposição das peças danificadas, evidenciando a importância da rapidez no serviço de manutenção e assistência técnica.

Uma aparelhagem em boas condições de uso foi citada por 16% dos alunos entrevistados como um dos principais motivos de sua permanência na academia.

Portanto, fica claro que a manutenção preventiva contribui significativamente na retenção e fidelização de clientes. Aparelhos e equipamentos em perfeito estado aumentam a percepção de valor da academia por parte dos alunos e garantem não só o prolongamento de sua vida útil como também a satisfação e a segurança dos alunos

Deixe um comentário

Sobre Nós

Há 18 anos atuando na manutenção preventiva e assistência técnica de aparelhos de ginastica, nós da Ginastic Shop fomos pioneiros no Brasil, atendendo aos mais diversos mercados de fitness

Posts Recentes

Siga-nos

Ginastic Shop!

Assistência Técnica de Fitness do Brasil

Experiência

São 18 anos de estudos e geração de conhecimento, para oferecer, à nossos clientes, as melhores soluções técnicas e operacionais na manutenção preventiva e na assistência técnica de todas as marcas e tipos de aparelhos de ginastica

Qualidade

Atendimento Personalizado, Conhecimento Técnico e Planejamento nos permitem oferecer excelência na execução de nossos serviços, tornando a relação custo X benefício, um detalhe diante da eficiência alcançada.

Tecnologia

Investimentos permanentes no treinamento de nossos profissionais e na aquisição de máquinas e equipamentos nos permitem oferecer, sempre, soluções inovadoras, em questões técnicas ou no fornecimento de materiais mais resistentes e duráveis.